14 de set de 2011

Vitrola: Jefferson Airplane


Por força do acaso, encontrei Somody to Love – Jefferson Airplane” em meio de uma coletânea de Heavy Metal, me interessei pela musica e saí a pesquisa de novas musicas do grupo, encontro “White rabbit” , “Saturday Afternoon”. Pronto, passaporte de embarque pro voo do Airplane. E o mais doido dessa viagem ao som dos caras, era poder trocar idéia com um amigo de infância por horas e horas falando das viagens ao som do Jefferson Aiplane, e sobre a graça que a Grace Slick trazia para o grupo, experiencia que não tem preço!!

Jefferson Airplane foi uma banda estado unidense de rock psicodélico formada em São Francisco no verão de 1965, uma pioneira do movimento musical psicodélico. Várias encarnações posteriores do grupo original continuaram a tocar sob nomes diferentes, um reflexo do passar dos anos e da formação da banda. Foram eles Jefferson Starship, mais tarde somente Starship e posteriormente Jefferson Starship The Next Generation.
Sua primeira aparição pública foi em 13 de agosto de 1965, no clube The Matrix em São Francisco. No mesmo ano assinaram com a RCA Victor e gravaram o álbum lançado no ano seguinte, Jefferson Airplane Takes Off, bastante inspirado pela música folk.
O grupo se manteve estável até 1970, tendo gravado mais cinco álbuns. O primeiro deles, Surrealistic Pillow (1967), incluía as canções clássicas "White Rabbit" e "Somebody to Love". O nome do álbum foi sugerido por um dos produtores do álbum, Jerry Garcia, que mencionou que, de forma geral, o álbum era tão surrealista quanto um travesseiro. Garcia foi listado nos créditos do álbum como conselheiro espiritual.



Ainda em 1967, a banda mergulhou no acid rock com o álbum After Bathing at Baxter's, demonstrando a qualidade de grupo com o rock psicodélico. Crown of Creation (1968) foi um álbum transitório, mais estruturado que o anterior. Inclui a canção "Lather" de Grace Slick, especulada ser para o baterista Spencer Dryden, com o qual supostamente teria um caso. No mesmo ano, o Jefferson Airplane lançou Bless Its Pointed Little Head, registrando uma apresentação ao vivo no The Fillmore. Em 1969 lançaramVolunteers, um álbum mais político, com destaque para as canções "We Can Be Together", "Good Shepherd" e "Wooden Ships". Esta última, que Paul Kartner escreveu juntamente com David Crosby e Stephen Stills, foi gravada tanto pelo Jefferson Airplane quanto por Crosby, Stills & Nash. Como ambas as bandas lançaram a canção no mesmo ano e foi escrita por membros de ambas as bandas, ambas as versões são consideradas como originais.



A banda se apresentou no Festival de Woodstock em agosto de 1969. Em dezembro do mesmo ano apresentaram-se no concerto na estrada de Altamont na Califórnia. O concerto, liderado pelos Rolling Stones, foi marcado pela forte violência, como o incidente Gimme Shelter, que levou à morte do adolescente Meredith Hunter, fatalmente agredido em frente ao palco pelos Hell Angels (que haviam sido contratados como seguranças) sob alegação de ter sacado um revolver durante a apresentação dos Stones.



Apesar de a banda ter lançado seu maior álbum de compilação em 1970, The Worst of Jefferson Airplane, suas únicas novas canções naquele ano foram disponibilizadas no compacto Mexico. O lado A contava com críticas ao presidente Richard Nixon e suas ações para combater a entrada de maconha nos EUA. O lado B marcou o início de uma obsessão de Paul Kartner pela ficção cinetifica, que ele iria explorar pelo resto da década.
Lançaram em 1971 o álbum Bark, e Long John Silver em 1972. Ambos os álbuns foram lançados pelo selo da própria banda, Grunt, que continuou a ser distribuído pela RCA.
O segundo álbum ao vivo da banda foi Thirty Seconds Over Winterland (1973), e é lembrado por sua capa, um esquadrão de torradeiras voadoras. Em 1974, uma coleção de material restante foi lançado como Early Flight, o último álbum oficial do Jefferson Airplane.


4 comentários:

  1. Um brinde ao acaso! Impossível ficar imune ao Wooden Ships!

    ResponderExcluir
  2. Um brinde!!! Essa foi uma das ultimas descobertas, o reforço que fez do habito um vicio!!!

    ResponderExcluir
  3. Saludos agregado a ENLACES
    http://enlacesaguar.blogspot.com/
    pon un link gracias

    ResponderExcluir
  4. Vlw Aguar, vc´s tbm estão linkados a nossa pagina tbm.
    Abraço

    ResponderExcluir