4 de jun de 2011

The Silver Apples

Pioneiros da música psicodélica eletrônica e de estilos como o krautrock, dance music e indie rock

Silver Apples - 1968

Banda norte americana (na verdade um duo), formada em Nova Iorque em 1967. A princípio era uma banda completa, que se chamava The Overland Stage Electric Band.



Começaram a experimentar com osciladores de áudio e então a necessidade de outros músicos foi diminuindo. Na verdade estavam experimentando uma nova forma de fazer rock (a exemplo do Kraftwerk anos depois).



A banda diminuiu para dois músicos: Simeon Coxe III (sintetizador) e Danny Taylor (bateria). O sintetizador usado foi construido pelo próprio Simeon e consistia de 12 osciladores, partes de rádio, inúmeros descartes eletrônicos, filtros de som, etc. Um aparelho feito com colagem tecnológica.



O primeiro disco sasiu em 1968, pela KAPPA Records. Se chamou "Silver Apples". Este album possuiu um single, a música Oscillations, que chegou a aentrar para o top 10 de várias cidades americanas.



O segundo disco Contact, de 1969 fez bastante sucesso e gerou polêmica devido à contra-capa: a dupla frente aos destroços de um acidente aéreo. Na capa eles aparecem pilotando um avião. Este disco rendeu ao The Silver Apples uma turnê nacional.

Contact - 1969

Link para a contra-capa:

O terceiro disco que seria lançado em 1970, ficou guardado por quase 30 anos, sendo lançado somente em 1998. O motivo foi que a gravadora KAPPA fechou e o duo ficou sem um selo, o que ocasionou o fim da banda. Em 98 o disco, intiulado The Garden, saiu por um selo alemão.

The Garden - 1998



Fontes:

Resumo pontual da Wikipédia:

Site oficial dos Silver Apples, com texto e informações completas:

Myspace:

Nenhum comentário:

Postar um comentário