4 de abr. de 2011

Midnight Movie - El Topo (1970)



El Topo
se inicia no deserto, onde o protagonista ensina a uma criança totalmente despida, que esta deve enterrar seus pertences como se num ato simbólico, fosse sacrificar o passado para viver um futuro diferente. Em seguida, após se adentrarem em uma cidade onde todos estão mortos, El Topo, o cavaleiro negro e a criança iniciam uma saga onde buscam vingar os habitantes daquele lugar. Em uma das cenas mais perturbadoras do cinema, os lacaios de um tirano, todos responsáveis pela matança, imolam e violentam jovens religiosos, como se todos fossem mulheres. El Topo e a criança salvam todos, inclusive, uma mulher da qual ele se torna amante, deixando a criança para trás.
Toda a película parece ser fruto de um mundo onde a loucura e a razão andam lado a lado. Em certo ponto a mulher lhe pede uma prova do seu amor, sendo essa, a vitória sobre os 4 mestres do revólver, o cavaleiro negro parte para vencê-los em uma aventura onde a auto evolução é o verdadeiro prêmio e ao mesmo tempo maldição. Os personagens não têm gêneros definidos, como o primeiro dos mestres que tem voz feminina, assim como, uma pistoleira vestida de negro que diz saber o caminho para encontrar os mestres apresenta voz masculina.
El Topo, parece ser como em uma existência triplice, mostrando semelhanças do personagem que é, com o próprio diretor e ator que o interpreta Alejandro Jodorowsky, que é um praticante das artes arcanas, outras vezes se apresenta como uma divindade, e outras vezes como herói ou anti herói, já que sua trajetória é egoista.
O filme esteve por algum tempo oculto, distante do público tradicional, sendo sempre exibido nas sessões chamadas Midnight Movies, da qual tomo emprestado o nome da sessão, até que um dia de acordo com a lenda John Lennon e Yoko o assistiram em um cinema, eles gostaram tanto que entraram em contato com o Allen Klein, o até então agente do Beatles. Allen foi encorajado a bancar um outro projeto do diretor, porém mesmo com toda a ajuda, os filmes nunca chegaram ao grande público.

Fica aos interessados o filme, lembrando que (não por falta de vontade) os links que seguem não são meus e sim de outro blog, o Cinema Cultura que desde já agradeço:
Parte I - Parte II - Parte III - Parte IV

Boa Viagem, e vejo vocês em breve

4 comentários:

  1. Boa Sir, vou ta assistindo, a sinopse me interesso muito!

    ResponderExcluir
  2. pois é sir muito boa a resenha ai viu! Mas o link de download ta dando erro 404 se não me engano... teria como reupar os links?! obrigado!

    ResponderExcluir
  3. guilherme, o link ta funcionando certin, ja to ate baixando aqui.

    ResponderExcluir
  4. cara, tá funcionando certinho...tenta ver ai com outro navegador.

    ResponderExcluir