22 de jan. de 2012

Vale a pena ser lembrado: Monterey Pop Festival

Monterey Pop Festival

Saudações jovens marujos companheiros de viagem!

Há tempos que não me apresento a frente do leme de nossa embarcação... Sim meus amigos falta do que fazer aqui, falta de vontade e cositas mas foram alguns dos fatores da ausência. Mas agora chega de explicações e blá, blá, blá e vamos direto ao assunto. I’m back! E com isso vos venho falar hoje a respeito do grande festival que abriu as portas para os grandes festivais de rock no mundo de hoje e que não é bastante mencionado ou ate mesmo conhecido por muitos. Estou me referindo ao grande Festival Pop de Monterey! Então meus jovens preparados para aportar no passado? Okey! Vamos lá! Içar Ancoras lá vamos nós! Monterey Pop Festival!

O Monterey International Pop Music Festival foi um evento com duração de três dias e ocorreu dos dias 16 a 18 de junho de 1967 (Periodo conturbado da historia Americana, vide Guerra do Vietnã), na Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips (do The Mamas & The Papas) e o publicitário Derek Taylor; entre os membros da comissão do festival estavam integrantes dos Beatles e dos Beache Boys.

É valido lembrar que nenhum dos artistas que se apresentaram exigiram cachê e toda renda arrecadada fora voltada a caridade, teve também um publico impressionante de 200.000 pessoas (era o “boom” hippie dominando os Estados unidos). Outro fato importante foi que o festival de Monterey marcou a primeira apresentação de Jimi Hendrix e do The Who nos EUA. E a estréia para grande publico da incrível Janis Joplin e do passional cantor Soul Otis Redding (The Bar-Kays). O festival foi o primeiro grande evento de rock do mundo e acabou por tornar-se um exemplo para outros grandes festivais incluindo até mesmo Woodstock.

Para maiores informações visitem: http://yelnats_yarkled.tripod.com/Monterey/index.html (site totalmente em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário